
O Ramal Centro Paulista, que compreende o percurso de 206 km partindo de Borborema, SP, até a cidade de São Carlos (Borborema, Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito e São Carlos), é um ponto de partida para o Caminho da Fé até a cidade de Aparecida do Norte, SP, totalizando 742 km.
Atualmente, o Caminho da Fé possui vários ramais, sendo o mais acessado a rota que liga a cidade de Águas da Prata, SP, a Aparecida do Norte, SP. O Ramal Centro Paulista parte de Borborema, SP, praticamente às margens do Rio Tietê, onde é o ponto mais baixo do ramal. O caminho segue até São Carlos através de altiplanos típicos do planalto ocidental do Estado de São Paulo.
O fator religioso do Ramal é muito forte, dispondo de manifestações e patrimônios históricos religiosos, como igrejas, capelas, monumentos, entre outros, para que os peregrinos acessem e possam visitar. Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé, observando a natureza privilegiada e superando as dificuldades do Caminho, que é a síntese da própria vida.
Cada parada contribui para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades, propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.
Devido à sua importância, o Caminho da Fé é de grande valia para o ecoturismo, pois caminhar e pedalar contemplando toda a natureza que o interior paulista oferece é fascinante. Temos a busca pela natureza, o encontro com o divino e consigo mesmo.