
No local onde hoje se encontra a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, existia uma grande rocha que, após ser retirada do local, começou a aflorar uma nascente de água pura e cristalina. Tornou-se uma das principais fontes de abastecimento de água da cidade de Borborema durante a gestão do prefeito Hermes Fernandes Vasques (1948 a 1951) e tinha a denominação de Gruta Municipal da Estação de Água.
Durante a segunda gestão do prefeito José Augusto Perotta (1969 a 1972), por iniciativa da 1ª Dama, a senhora Odete Martins Carvalho Perotta, foi construída uma Gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes no local. O pedreiro responsável pela obra foi o Sr. Atílio Pizze.
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes teve como zeladores o casal Waldomiro Garcia e a esposa Dalva Leme Garcia, que durante décadas cuidaram do local com carinho, zelo e fé. Dona Dalva, como era conhecida, era responsável pelas flores que eram cultivadas e pelas velas que eram feitas pelos filhos pequenos José Roberto e Sônia, com ajuda da mãe; era uma confecção caseira, pois a vida na época era difícil e não tinham recursos para a compra das velas. Conforme as velas se derretiam, eram reaproveitadas artesanalmente. A imagem de Nossa Senhora de Lourdes que era venerada no local foi uma oferta da Dona Dalva, em agradecimento pela água que até hoje jorra em abundância e por uma graça alcançada. A histórica imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi substituída em 11 de fevereiro de 2021, por estar em mau estado. Os filhos José Roberto Garcia, Sônia Garcia Stefani e Luiz Antônio Garcia (in memoriam). A antiga imagem encontra-se atualmente no Museu Histórico Municipal de Borborema, SP.
O ecoturismo faz presença neste local, pois contemplar a natureza ao redor e o Ribeirão dos Fugidos ao lado nos faz desejar sentar-nos embaixo das árvores e sobre a ponte para uma boa conversa ou até um piquenique com a família e amigos.
Benditos os que se beneficiam com o poder da fé de nossa Gruta, Nossa Senhora de Lourdes é uma Gruta Santa.